APRESENTAÇÃO

O Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica é um evento de referência nacional que tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e estudantes com a intenção de fomentar discussões acerca do ser e fazer docência na Educação Básica.  A importância deste Colóquio reside no diálogo com as diversas instituições e sujeitos responsáveis pela docência na Educação Básica, voltando-se especificamente para a diversidade que compõe os espaços educativos.

O evento é promovido pelo DIVERSO – Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, na Universidade do Estado da Bahia –UNEB, a partir da Linha de pesquisa  Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador. O DIVERSO vem produzindo suas pesquisas dando ênfase as discussões sobre políticas de formação docente, diversidade cultural e as práticas na educação básica  promovendo essas discussões na formação de jovens,  na educação do campo, no ensino médio profissional, na iniciação à docência, como exemplos. Nesse sentido o grupo vem buscando consolidar seus estudos e formação em torno de discussões afins que fortaleçam o debate em torno da docência na educação básica.

O Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica teve sua primeira edição nos dias 14 e 15 de outubro de 2013, realizado no Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, cuja a discussão transcorreu em torno da Profissão docente na contemporaneidade que buscou promover a discussão acerca da Profissionalização docente nos diversos espaços educativos que compõem a Educação Básica na contemporaneidade. Nesta edição foram apresentados cerca de 170 trabalhos em torno dos eixos : Educação básica, diversidade e profissionalização docente, Experiências docentes em contextos rurais, Memória, narrativas e formação docente, Relação Educação Básica e Universidade : iniciação à docência, pesquisa e extensão. Os trabalhos apresentados sobre a profissão docente, nesta edição, sinalizaram o debate das políticas públicas como vetor que transversaliza o cotidiano e as práticas docentes, inclusive a formação do professor.


 A segunda edição do Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica será realizada como ação oriunda dos debates feitos acerca das políticas públicas e das redes colaborativas e formativas da Educação Básica. Para isto, tomaremos nesta edição o tema Políticas, Práticas e Formação para aprofundar as discussões que transversalizam as pesquisas que tratam da educação básica e suas especificidades. Além disso, o evento inspira-se também nos cenários que se desenham no âmbito nacional de alteração e/ou de aprofundamento das políticas públicas educacionais que potencializam a universalização e democratização da educação infantil, as conjunturas apresentadas pelo novo PNE, as inserções na LDB sobre a iniciação à docência  e alterações  curriculares do ensino médio, as quais evidenciam como fundamental  o debate que articule as  políticas públicas educacionais e  seus reflexos nas práticas cotidianas na escola. No que se refere a Bahia, o estado encontra-se em elaboração do seu Plano Estadual de Educação para o próximo decênio, sendo este evento de fundamental importância para  subsidiar as discussões em torno dessa ação importante para o cenário educacional baiano.


O II Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica  será realizado no período de 19 a 21 de maio de 2015, contando com a participação de pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras e de professores de várias escolas da Educação Básica Baiana. Objetiva-se no II Colóquio de Docência e Diversidade na Educação Básica promover discussões acerca das Políticas Públicas Educacionais, fortalecendo os espaços e tempos formativos do professor da educação básica considerando-o como protagonista da sua própria formação.