EIXOS TEMÁTICOS


1. Formação de professores na Educação Básica
Debate os diversos contextos em que ocorre a formação de professores na Educação Básica. Experiências e particularidades que permeiam o desenvolvimento da formação de professores nos âmbitos da formação inicial e continuada.
2. Docência em contextos de diversidade
A  escola como espaço sociocultural e o fazer docente em contextos da diversidade: educação do campo, educação especial e inclusão  escolar,  educação indígena  e questões étnico raciais, de geração e gênero. Processos de constituição das identidades individuais e coletivas a partir das proposições educativas na perspectiva intercultural.
3. Memória, narrativas e docência
(Auto) biografia, processos teórico-metodológicos de pesquisa e de formação docente. Narrativas de si como dispositivo de pesquisa-formação. Memórias, narrativas, experiências e história da profissão docente
4. Relação Educação Básica e Universidade : iniciação à docência, pesquisa e extensão
Experiências que têm como centralidade resultados da ação junto ao PIBID, estágios nas licenciaturas e a vinculação com a pesquisa e extensão no campo universitário. Discute as relações estabelecidas entre Universidade e Educação Básica na formação inicial dos(as) docentes.
5. Práticas docentes no cotidiano escolar
Estudos e experiências no e sobre o cotidiano e a cultura escolar. Diferentes práticas docentes construídas no movimento saber-fazer do docente da Educação Básica em contextos escolares diversos.